Orquestra Lar da Benção Divina

 

Criada em abril de 2007, pela professora Amélia Motta Cruz Zini Antunes, diretora do Centro de Cultura Musical, com o intuito de educar musicalmente as crianças e jovens de 6 a 13 anos de classes menos favorecidas, atendidas pelo Lar da Bênção Divina (localizado na Vila Coréia e Vila Inglesa SP), visando a integração e a inclusão destes no mundo das artes.

 

A orquestra é composta por 90 crianças iniciadas no aprendizado de um instrumento sinfônico.

Nossa proposta no âmbito desse Projeto Social é inserir esses jovens na sociedade, favorecendo-lhes o acesso às aulas, oferecendo-lhes condições para se aperfeiçoarem na música e ingressarem no mercado de trabalho como profissionais, se assim o desejarem.

 

A orquestra-escola vem se apresentando com grande sucesso no Teatro do Colégio Rio Branco, no Salão Nobre do Colégio Batista Brasileiro, no Teatro do Círculo Militar e no Teatro São Pedro.

Hoje após anos de trabalho, a orquestra conta com 28 violinos, 6 violoncelos, 8 flautas transversal, 5 clarinetes, 18 flautas contraltos, 40 flautas sopranos  além dos músicas complementares que nos ajudam nesse processo educacional que são dos instrumentos: Trompa, Trompete, Trombone e Tímpano.

 

A orquestra pretende ser, além de uma formadora e aperfeiçoadora do conhecimento musical, uma oportunidade de vivenciar experiências coletivas, contribuindo para que a criança passe a entender que, como na vida comum, se uma ou duas peças falharem, todo o trabalho coletivo será prejudicado. Essa prática vai fazer florescer no íntimo dos alunos um tipo diferente de consciência, em que o respeito, a solidariedade, a responsabilidade e a disciplina são trabalhados em harmonia com a linguagem musical, formando “um grupo onde a didática musical esteja em harmonia com o fator social”.

 

 

 

Centro de Cultura Musical

R. Ministro Godói, 556 - Perdizes

São Paulo - SP

CEP: 05015-000

Agende sua aula demonstrativa!

LAF Brasil

11 3862.2944